De quais habilidades e habilidades um freelancer no setor de TI precisa?

A escassez de trabalhadores qualificados no setor de TI significa que as empresas estão procurando desesperadamente por funcionários e que os freelancers têm uma agenda lotada. Como freelancer na indústria de TI, independência e liberdade de escolha, bem como gerenciamento de tempo livre e uma variedade de projetos acenam. Mas quais habilidades você precisa para ter sucesso como freelancer no setor de TI?

A demanda por freelancers de TI está aumentando. Ao mesmo tempo, a competição está crescendo. Quem quiser se diferenciar de seus concorrentes e convencê-los do projeto deve se submeter a novos treinamentos ou se especializar em conteúdo. A diferença sutil nas negociações de honorários ou no trabalho em um projeto geralmente é feita por características pessoais ou habilidades que são classificadas sob o termo “habilidades pessoais” e – pelo menos em parte – também podem ser aprendidas ou treinadas.

Especialistas em TI estão em demanda

A demanda por especialistas em TI continuará nos próximos anos. Essas são boas perspectivas de emprego para quem estudou ciência da computação, engenharia de software, matemática, estatística e assuntos relacionados. Com o conhecimento especializado adquirido na universidade, você pode trabalhar como desenvolvedor de software, administrador de sistema, cientista de dados e muito mais na indústria de TI.

Os freelancers, em particular, têm salários atraentes. A tarifa horária média é atualmente de 91,93 euros para homens e 84,28 euros para mulheres. Trabalhar como freelancer na indústria de TI – então vale a pena. Mas quais habilidades você, como freelancer, deve trazer para convencer clientes em potencial?

Habilidades difíceis – depende do conhecimento técnico

Habilidades duras são, antes de mais nada, as competências técnicas que você adquiriu durante seus estudos . As habilidades difíceis também incluem know-how que você adquiriu por meio de treinamento ou ajustes. O treinamento, juntamente com suas qualificações adicionais pessoais, distingue sua experiência.

Ao delinear o seu percurso formativo, percurso de carreira e listar as qualificações adicionais, as competências difíceis ficam evidentes no currículo e, adaptadas à respetiva empresa, figuram em excertos da carta de motivação, caso se pretenda candidatar a um cargo permanente.

Aquisição para aquisição de cliente

Autônomos da indústria de TI não enviam inscrições , no entanto . Você faz aquisições para ganhar novos clientes. Eles apresentam seu know-how técnico em seu próprio site e em plataformas freelance relevantes. Além disso, eles podem se posicionar como especialistas em redes profissionais, como Xing ou LinkedIn.
Existem também muitas empresas e plataformas de projeto que apoiam freelancers na aquisição de clientes – aqui, a plataforma atua como um intermediário que aproxima clientes e freelancers.

Seja web designer , desenvolvedor de aplicativos ou programador Java – todo especialista em TI é bem versado em seu campo, fala fluentemente linguagens de programação como C ++ e JavaScript, flutua sem esforço pelas esferas da Adobe Cloud e manipula números de dentro para fora para criar os bancos de dados que desejam Extrair informações.

Cruzando fronteiras profissionais

Muitos freelancers trabalham além das fronteiras profissionais tradicionais. Por exemplo , você trabalha como web designer , mas também conhece tópicos relacionados, como gerenciamento de conteúdo para otimização de mecanismos de pesquisa. Com essas qualificações adicionais, esses freelancers têm uma vantagem sobre a concorrência. Eles podem oferecer ao cliente um valor agregado inesperado. Como freelancer na indústria de TI, você não pode evitar novas medidas de treinamento contínuas no sentido de aprendizagem ao longo da vida.

Habilidades pessoais – convencer além do conhecimento especializado

Se você deseja ter sucesso como freelancer, depende de competências-chave pessoais, sociais e metódicas, além de sua competência profissional. Em contraste com os colegas permanentes na indústria de TI, você precisa se afirmar todos os dias, conseguir novos pedidos e penetrar em novas áreas.

Autoconhecimento e autoconfiança

Por que sempre fico nervoso em situações como essa? O que eu realmente valorizo ​​no meu trabalho? E por que os perfeccionistas sempre me deixam louco? Se você souber o que o motiva, alcançará seu objetivo com mais facilidade. Você não se bloqueia mais e aprende quais de seus pontos fortes pode usar de forma lucrativa.

Nossa dica: observe-se por um período de duas semanas e anote as situações nas quais você reage de maneira particularmente emocional. Você pode encontrar padrões sobre os quais deseja saber mais. Literatura técnica ou um treinador podem fornecer impulsos valiosos e apoiá-lo na abordagem de situações difíceis com mais confiança.

Habilidades de comunicação

Fortes habilidades de comunicação são, portanto, uma das habilidades pessoais mais importantes de um freelancer de sucesso no setor de TI. Não se trata de forma alguma de um chat bag, mas sim de alguém que vai direto ao ponto e pode ouvir bem. Em última análise, é importante entender o que o respectivo cliente precisa de você e, em seguida, você deve explicar como deseja implementar suas ideias na realidade. A rápida percepção, curiosidade e conhecimento básico de gestão de conflitos são vantagens comprovadas.

Os projetos falham ou são frequentemente prolongados não devido a um trabalho defeituoso, mas sim devido à má comunicação. Qualquer pessoa que ainda tenha como certo que cada trabalho é único e leva automaticamente ao resultado desejado, muitas vezes ficará irritado com trabalhos mal executados.

Nossa dica: Reserve um coaching de equipe ou fale com um coach de negócios se precisar de sugestões sob medida para você e sua equipe.

Em tempos de equipes virtuais cada vez maiores que abrangem diferentes países, o conhecimento da comunicação intercultural costuma ser uma revelação. Um exemplo: conversar com colegas muitas vezes é muito mais importante para o relacionamento comercial do que podemos imaginar aqui.

Nossa segunda dica: assista a uma palestra sobre o tema e experimente onde pode haver vantagens para o seu trabalho.

Comportamento

Outro ponto é o seu comportamento. Mesmo que muitos freelancers trabalhem confortavelmente em suas mesas em casa, eles não deveriam ficar sentados de moletom o dia todo. A roupa casual pode ter um efeito negativo na disciplina e na motivação. É melhor ter um certo visual casual de negócios também no escritório em casa. Uma olhada no espelho permite que você veja imediatamente que as pessoas estão trabalhando aqui e não preguiçosas. O tema “a roupa faz o homem” é ainda mais importante quando se fala com os clientes. Afinal, não há uma segunda chance para uma primeira impressão. Então, por que não usar um terno ou blazer a seu favor?

Conhecimento metodológico

Os métodos não podem ser necessariamente classificados como “habilidades pessoais”, mas podem ser comprovados por certificados. Muitos dos métodos atualmente em demanda, entretanto, vêm com uma certa atitude pessoal.

Trabalhar em equipes ágeis, por exemplo, requer um alto grau de flexibilidade e um foco mais forte no cliente do que nos métodos convencionais de gerenciamento de projetos. Quem se duvida repetidamente aqui deve frequentar um curso online de métodos ágeis ou rever o básico através da literatura especializada. E então é importante refletir conscientemente sobre suas próprias ações e atitudes para poder se orientar melhor em relação aos requisitos no futuro.

O começo: perseverar!

Um dos maiores desafios, no entanto, é começar como freelancer. Vigor e uma boa pitada de automotivação são necessários aqui para que você não jogue o grão depois de alguns meses. O pensamento empreendedor e a iniciativa conduzem você passo a passo.

Como freelancer, você deve refletir regularmente sobre seus objetivos e o que você alcançou até agora. Também importante: como você lida com contratempos e erros? Se você analisar situações difíceis com a cabeça fria e estiver pronto para aprender com seus erros, também dominará os desafios futuros.

Outras habilidades das quais freelancers do setor de TI se beneficiam

Trabalho em equipe

A capacidade de trabalhar em equipe é um requisito encontrado em cada segundo anúncio de emprego. Talvez você pense: Como um guerreiro solitário no setor de TI, não preciso disso. Mas longe disso. Muitos projetos requerem que várias pessoas trabalhem juntas.

Pense em criar um site! Além da estrutura do web designer, a página inicial também deve ser preenchida com vida. Isso inclui imagens, textos e possivelmente filmes que devem ser destacados no respectivo design. Os web designers, portanto, trabalham em estreita colaboração com designers de UX, a equipe de marketing incluindo redatores e fotógrafos. Ferramentas de software práticas facilitam a organização da equipe, especialmente se vários freelancers estiverem trabalhando no projeto em casa.

auto-organização

Claro, como freelancer na indústria de TI, você também precisa se organizar. O gerenciamento do tempo é um desafio que deve ser dominado sem o horário de expediente ditado por um chefe. Felizmente, existem vários aplicativos e outras soluções de software que tornam mais fácil para os nerds ficarem de olho no horário de trabalho. Às vezes, o bom e velho cronômetro faz o mesmo. Experimente diferentes métodos, como a técnica Pomodoro, para estruturar o seu horário de trabalho da melhor forma. 

Mantenha seu dedo no pulso

Para sobreviver como freelancer no mercado de TI, você precisa de mais do que apenas conhecimento técnico, e mesmo esse conhecimento especializado se torna obsoleto muito rapidamente. O melhor conselho para freelancers na indústria de TI é, portanto: fique ligado.

Inscreva-se para receber boletins informativos relevantes da indústria, participe de grupos de interesse online e offline, leia livros, encontre outros lutadores solitários para uma troca e divirta-se aprendendo coisas novas. Você decide se vai pegar um livro, assistir a tutoriais ou deixar que os podcasts o guiem. O principal é que você mantenha o controle e aproveite seus projetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *