Como montar uma rotina para trabalhar como freelance

Finalmente, ser seu próprio patrão – parece que muitas pessoas sonham no início. No entanto, trabalhar por conta própria também tem suas desvantagens. Você sempre pode decidir por si mesmo quais empregos aceitar e a que horas trabalhar, mas o trabalho freelance também tem desvantagens.

Por exemplo, muitos autônomos trabalham até tarde da noite e perdem as férias. Além disso – especialmente no início do início da empresa – existem dúvidas sobre a independência. Perguntas como “Posso viver da minha ideia de negócio?”, “O que faço se o cliente XY sair?” e “Fiz tudo corretamente com a declaração de imposto?” surgem e podem rapidamente levar ao estresse e ao medo do futuro.

Se você acha que, como seu próprio patrão, está vivendo agora a vida que sempre desejou, não deve subestimar o nível de estresse que o trabalho autônomo pode trazer. Mesmo os freelancers às vezes têm que lutar contra o esgotamento.

A palavra mágica é atenção plena. Pequenos exercícios que incorporam atenção plena ou atenção plena podem ajudar os fundadores em seu dia de trabalho. Mesmo os treinos curtos podem ter um efeito incrível, manter baixos os níveis de estresse e até mesmo prevenir o esgotamento a longo prazo.

Temos algumas dicas para você treinar sua concentração e paciência, acalmar sua mente e ajudá-lo a lidar com o estresse:

1. Rotina matinal

A manhã pode fazer a diferença em todo o seu dia. Você acorda tarde e corre para a primeira consulta sem dedicar um tempo para si mesma? Então o dia começa inquieto e o estresse é inevitável.

Muitos de nós começam o dia pegando no celular, navegando pelas redes sociais ou verificando imediatamente a caixa de entrada do nosso e-mail. Você não só perderá muito tempo com esse hábito, mas também começará o dia com sugestões externas, o que afeta negativamente a sua criatividade e o impede de estar presente.

Em vez disso, tente começar o dia com atenção . Acerte o despertador 15 minutos antes e use o quarto de hora ganho para enchê-lo com algo que o acalme e leve à terra.

Por exemplo, você pode reservar um tempo para fazer seu café em casa, em vez de pegar o café rapidamente para ir no caminho. Você já pode integrar a atenção plena ao preparar o café. Fique presente enquanto configura a máquina e concentre-se apenas em algo simples.

Assim que o café estiver pronto, sente-se e sinta o calor, o cheiro e finalmente o sabor da bebida. Demore até terminar o café – sem distração ou interferência externa. Você notará que o sabor do café é muito melhor quanto mais atentamente você o aprecia.

Claro, existem muitas outras coisas que você pode fazer para começar o dia com atenção: um pouco de meditação, um café da manhã farto, alongamento ou um longo banho.

Você perceberá rapidamente que o resto do dia é determinado pelos primeiros minutos da manhã e que você trabalha de forma mais produtiva e eficaz após uma rotina matinal diária.

2. Comunicação

Em algum momento, no entanto, você precisa examinar sua caixa de correio e reagir às mensagens . A melhor coisa a fazer é levar de uma a duas horas durante o dia para responder a todos os e-mails em vez de verificar constantemente sua conta. Dessa forma, você nem sempre se distrairá de suas tarefas reais.

Seu cliente não gosta do seu trabalho? Um cliente em potencial recusou sua oferta? Provavelmente, muitas vezes você receberá mensagens que o desapontarão ou até mesmo o irritarão.

Antes de reagir a esses e-mails, você deve respirar fundo – parece muito simples, mas pode fazer maravilhas e trazê-lo de volta à terra. Resuma a mensagem primeiro, antes de reagir a um efeito. Você pode até dormir sobre isso uma noite antes de responder.

Tente se colocar no lugar do seu cliente e entendê-lo. Responda sempre com respeito e apreço e não deixe que suas emoções o guiem. Leia sua mensagem algumas vezes antes de enviá-la.

Além disso, pense no que você deseja que o e-mail realize. Qual é a sua intenção? A escrita te apóia? Envie o e-mail apenas quando tiver certeza absoluta. A comunicação cuidadosa desse tipo pode ser integrada na redação de e-mails, bem como em conversas cara a cara.

3. Pausas

Como trabalhador autônomo, não é tão fácil fazer pausas porque sempre parece que há algo para fazer. Mas apenas aqueles que fazem pequenos intervalos podem realmente trabalhar produtivamente.

Pequenos intervalos também podem ser combinados com sua vida cotidiana de fundação, se você fizer deles uma prioridade. Aproveite os momentos em que você não está no chamado estado de “fluxo”, portanto, não apenas transbordando de energia e idéias.

Você certamente terá momentos durante o dia em que será difícil se concentrar e se distrair facilmente. Esses são os momentos em que você deve sair do trabalho e fazer uma pausa.

Por exemplo, dê uma caminhada de uma hora. Ar fresco e exercícios ajudam a ser mais produtivo depois. Reúna-se com amigos para almoçar. Será bom para você deixar seu emprego.

Use a pausa para realmente fazer uma pausa. Não pense no trabalho que está à sua frente. “Estar presente” ajuda aqui novamente. Em vez de se preocupar, aproveite o momento para se concentrar totalmente no trabalho mais tarde.

Muitos freelancers trabalham todos os dias, incluindo fins de semana. Mas você deve reservar um tempo para si mesmo pelo menos um dia por semana. O equilíbrio entre vida profissional e pessoal também se aplica a autônomos e fundadores. Neste dia, faça apenas as coisas que gosta e se permita relaxar. Porque só quem se cuida pode passar para os outros.

4. Ferramentas

Como freelancer, você não tem RH, departamento de marketing e finanças, mas é responsável por si mesmo. Portanto, além do serviço real que você oferece, há muitas outras coisas que você é forçado a cuidar: aquisição de clientes, contabilidade, etc.

Atenção plena também significa ser honesto consigo mesmo. Faça a si mesmo as seguintes perguntas: No que sou bom? O que eu não gosto Você não precisa se forçar a assumir papéis e fazer atividades de que não gosta.

Felizmente, hoje em dia existem muitas ferramentas que facilitam o trabalho, automatizam ou até perdem peso para o autônomo. Vale a pena investir um pouco de dinheiro e investir o tempo e a energia adquiridos no essencial, nomeadamente no serviço que oferece.

A contabilidade, por exemplo, está lhe dando dor de cabeça? Então vale a pena investir em um programa de faturamento profissional . A sua gestão do tempo deixa a desejar? Você gostaria de melhorar sua gestão de projetos ou automatizar medidas de marketing? Existem ferramentas e soluções para isso que foram criadas para aliviar você e, finalmente, ajudá-lo a se concentrar em suas tarefas reais.

Como ser um freelance muito eficiente

Passar grande parte do dia no trabalho não significa necessariamente que você usará esse tempo com eficiência. Sua produtividade real depende mais da soma de todas as tarefas concluídas do que do tempo total de trabalho. Na prática, aumentar a eficiência de seu próprio trabalho costuma ser mais fácil de falar do que fazer. No entanto, esse objetivo pode ser alcançado com apenas algumas medidas simples. Descubra como você pode otimizar o trabalho do dia-a-dia do seu freelancer no menor tempo possível.

A atmosfera de trabalho certa

Influências externas em torno de seu local de trabalho formam a estrutura básica para uma maneira bem-sucedida de trabalhar. O foco principal não são os itens decorativos ou a cor das paredes, mas a organização do seu local de trabalho é a prioridade. Por exemplo, as condições de iluminação em seu escritório e uma mesa organizada têm um efeito direto sobre sua concentração. Ao manter seu escritório organizado, você não apenas economiza tempo nas buscas, mas também evita distrações.

Outro ponto importante em termos de ambiente de trabalho é a temperatura ambiente, com no máximo 26 graus Celsius, não deve ser muito quente. Valores acima desse limite impossibilitam o trabalho produtivo. Durante os meses de verão, os ventiladores podem ser usados ​​para evitar o superaquecimento. Você pode colocá-los de forma flexível na sala ou montá- los no teto .

Estrutura através da gestão do tempo

Em conexão com uma forma eficiente de trabalhar, a questão da administração do tempo é inevitável. Mas o que está realmente por trás disso e como isso pode ser implementado no trabalho diário?

Na verdade, não existe um guia que sirva para todos sobre como deve ser o gerenciamento de tempo perfeito. Basicamente, trata-se de organizar seu tempo disponível para que possa ser usado da forma mais produtiva possível.

O gerenciamento de tempo bem-sucedido requer que você tenha um entendimento preciso das tarefas envolvidas em um dia de trabalho. Para não perder tempo, é aconselhável anotar na noite anterior à lista de afazeres. A lista é baseada em prioridades. Via de regra, um total de três categorias com as designações “urgente”, “importante” e “menos importante” são suficientes. Você deve determinar a definição exata desses termos com antecedência.

As atividades na categoria “urgente” incluem principalmente tarefas que muitas vezes são adiadas devido ao seu tamanho. Ao fazer atividades desagradáveis ​​logo no início da jornada de trabalho, você cria motivação e se alivia.As atividades da última categoria devem poder ser adiadas se necessário.

Certifique-se de não se empenhar muito e permitir pausas suficientes. Com um pouco de autodisciplina e um ou outro método para um planejamento de tempo bem-sucedido, não há quase nada no caminho de sua implementação.

Como você pode usar mapas mentais para planejar o tempo?

Mapas mentais são usados ​​principalmente como uma simples coleção de material. Com a ajuda deles, um determinado tópico pode ser examinado por todos os lados. Sua criatividade pessoal está em primeiro plano, pois suas próprias ideias formam a base dessas coleções de materiais.

Além disso, também é possível estruturar sua própria gestão do tempo com mapas mentais. Para tanto, a coleção real de ideias deve ser complementada com uma data fixa. Tente preparar seu mapa mental de forma que, apesar da liberdade criativa, uma certa clareza seja mantida. Uma boa estrutura é criada por vários ramos principais, a partir dos quais os subtópicos associados se fundem em ramos finos.

Para atingir o objetivo central o mais rápido possível e sem grandes desvios, as tarefas devem ser processadas de fora para dentro. Assim que uma atividade for concluída, você deve riscá-la para que fique claramente visível. Como você projeta seu mapa mental em detalhes depende de você. No entanto, sua estrutura deve corresponder aos princípios gerais definidos .

Ajuste o trabalho diário ao seu biorritmo individual

Seu próprio biorritmo tem uma influência significativa na eficiência de seu trabalho pessoal. Segundo estudos, a disponibilidade geral para o desempenho é maior nas manhãs entre as 9h e as 12h, de forma que trabalhos particularmente complexos podem ser concluídos neste período. A experiência mostra que essa elevação tende a diminuir por algumas horas por volta do meio-dia, antes que a concentração volte a aumentar à tarde, entre 15h e 18h. À noite, é quase impossível para a maioria da população trabalhar concentrada. Como costuma acontecer, as exceções confirmam a regra aqui, já que a produtividade é mais alta para algumas pessoas à noite.

Como freelancer, você se beneficia do fato de que você mesmo define seu horário de trabalho em comparação com uma relação de trabalho. Para trabalhar o mais eficientemente possível, você deve orientar isso principalmente para o seu biorritmo pessoal. Isso pressupõe que você saiba exatamente com antecedência.

Independentemente de você preferir trabalhar tarde da noite ou de manhã cedo, você deve se ater aos seus horários fixos em favor de um dia de trabalho produtivo. Isso permite que seu corpo desenvolva uma noção de tempo quando o desempenho de trabalho exigido deve ser executado.

Implementação do princípio 80/20

De acordo com o princípio 80/20, também conhecido coloquialmente como método de Pareto, você é capaz de fazer 80% do seu trabalho com apenas 20% da sua carga de trabalho. Para que esse efeito também ocorra no dia a dia do seu freelancer, os processos de trabalho de sua parte devem primeiro ser fundamentalmente analisados. Se você conseguiu criar tal fenômeno de distribuição com base em causa e efeito, sucessos impressionantes serão possíveis após um curto período de tempo com pouco esforço.

Evite distração

Como freelancer, o risco de ser desviado de seu trabalho real por outras coisas é particularmente alto. Freqüentemente, são mensagens privadas, convidados indesejados ou chamadas inesperadas.

Mesmo que você ceda a uma dessas tentações, mesmo que por alguns momentos, sua produtividade será gravemente prejudicada pela interrupção. Se houver outro evento, é quase impossível reconstruir o nível anterior de concentração novamente.

Para que não vá tão longe em primeiro lugar, você deve definir horários fixos de disponibilidade. Os telefones celulares devem ser desligados durante a execução de tarefas importantes e todas as mensagens pop-up devem ser desativadas no PC. Depois de um dia de trabalho bem- sucedido, a noite merecida oferece ampla oportunidade para relaxar e atender a várias necessidades particulares.

Conclusão

Então você vê, com um pouco de atenção plena na vida cotidiana, você neutraliza a falta de concentração e a tensão física. A atenção plena também aumenta a resistência ao estresse e pode mantê-lo aproveitando o trabalho.

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