A importância dos brandings para freelancers

Como freelancer, você está em um processo contínuo de desenvolvimento e aprimorará seu perfil com o tempo. Em algum momento, você identificou seu cliente ideal e sabe quais tarefas são mais fáceis para você. Agora é importante gerar um número suficiente de pedidos e se posicionar contra os concorrentes que existem mesmo no menor nicho – ou existirão depois de aberto o nicho. Mas como você consegue convencer seus clientes em potencial entre pressão de preços e habilidades?

Você pode falar muito e tentar convencer cada cliente sobre você e seu desempenho. Ou você constrói uma marca, sua marca, que fala por si e se torna seu vendedor. Seguir esse caminho vai custar algum tempo e esforço, mas no final você colherá os benefícios desse trabalho e economizará tempo e dinheiro na aquisição.

O que é branding

Branding é desenvolver uma marca . Em primeiro lugar, trata-se de construir a marca, para depois posicioná-la no mercado com uma gestão constante da marca.

Ao desenvolver uma marca, uma empresa pode se diferenciar da concorrência por seus produtos e serviços . Qualquer pessoa que abordar a construção da marca corretamente garantirá que sua marca transmita certas emoções ou mensagens aos clientes. Para tanto, imagens, slogans e logotipos são usados ​​especificamente em mensagens publicitárias. Somente assim um produto pode se transformar em marca registrada de uma empresa.

Qual é o significado original de branding?

Nos últimos anos, o termo inglês branding também se estabeleceu em países de língua alemã para o desenvolvimento de marcas. O termo é derivado da marca inglesa , que significa marca ou marca registrada em alemão. E o termo vem da agricultura e pecuária, onde os animais de rebanho eram marcados pelo dono. Em seu nome original, branding também significa definir uma marca registrada ou – literalmente falando – colocar sua marca em alguém.

O termo inglês agora também se tornou normal no uso alemão. Em si, o processo de branding pode ser entendido como o desenvolvimento , posicionamento e manutenção de uma marca : uma empresa adiciona sua marca aos seus produtos e serviços para se destacar na multidão.

Quais são os objetivos da marca?

Com o branding, uma marca está carregada de certos sentimentos e associações que devem ser evocados de forma parcialmente consciente e parcialmente inconsciente no consumidor. É importante que o branding ande de mãos dadas com a estratégia corporativa e a comunicação corporativa . A marca quer criar a confiança do consumidor com seus produtos e serviços. Por isso, a marca influencia toda a percepção da empresa: Porque a empresa, a marca e o produto passam a ser um só para o consumidor. O consumidor também se identifica com o produto emocionalmente, podendo até aumentar sua autoestima.

Uma empresa pode usar a marca para dar a si mesma uma certa imagem na qual os clientes podem confiar. Para tal, a empresa deve definir para si os valores que pretende enfatizar e que pretende defender. Esses valores são então projetados nos produtos. O marketing desempenha um papel importante: Junto com a política de preços e produtos, os valores característicos podem ser usados ​​como identidade.

Para que serve a marca?

Como já mencionado, marcas fortes podem evocar sentimentos fortes nos clientes. O branding dá aos produtos e serviços um valor que pode influenciar o comportamento de compra do cliente. Por exemplo, todos sabem que a maçã que foi mordida pertence à Apple ou que os quatro anéis representam Audi. A identidade da marca também permite que os compradores se definam usando esses produtos de “marca”. Eles se tornam parte de um determinado grupo ou usam os produtos da marca para se apresentarem. Assim que os clientes reconhecem os produtos do logotipo ou personagem da marca, isso é prova de que a marca teve sucesso.

Um efeito colateral positivo de uma marca forte geralmente é o aumento do sucesso corporativo . Mas como exatamente você trata da marca? Como você constrói uma marca corretamente e a posiciona de acordo?

Como você usa o branding para construir uma marca?

Se você fundou uma empresa como uma start-up , então esta é baseada em uma ideia de negócio brilhante, que é fornecida com uma marca com uma marca correspondente. Esta ideia de negócio vem da propriedade intelectual do fundador. Todos os nomes, imagens, amostras ou modelos que pertencem à marca foram criados por sua mente e são bens imateriais. A atividade econômica de hoje vive de novos desenvolvimentos e inovações constantes. Para que, como fundador de uma ideia inteligente, você possa evitar de certa forma a imitação por parte dos concorrentes, faz sentido proteger sua propriedade intelectual como patente ou marca registrada. O nome da marca, o desenho óptico, o processo de fabricação e a estrutura técnica estão entre os elementos que podem ser protegidos.

Que identidade você deseja dar à sua marca?

Porém, é essencial que você atribua uma identidade e valores à sua marca para o cliente. Portanto, você tem a opção de escolher se deseja um produto premium no segmento de alta tecnologia ou se deseja preços baixos e uma ótima relação preço-desempenho. Outras possibilidades e características para se diferenciar da multidão são design, tecnologia, valores emocionais ou liderança de mercado.

Dependendo da característica que você escolher como marca, você pode evocar certas emoções no cliente. O uso correto da marca pode, por exemplo, aumentar a autoestima dos clientes e dar-lhes a sensação de pertencer a um grupo. É importante lembrar aqui que a identidade não é estática, mas pode evoluir com o desenvolvimento do mercado. Alguns produtos e marcas alcançaram até status de cult – basta pensar no ônibus VW conhecido internacionalmente.

Como você pode usar a marca para se posicionar no mercado?

Nesta área, é importante que a identidade da marca esteja claramente ancorada no cliente. No decorrer disso, um design corporativo forte deve definitivamente ser criado – em outras palavras: um logotipo que o cliente deve associar à marca no futuro. Este logotipo pode – mas não precisa – refletir a identidade corporativa da empresa . O logotipo deve ser memorável e também ter um forte valor de reconhecimento.

A interação de branding e marketing

O design corporativo também se reflete no design do produto e na embalagem. Está presente em todas as medidas de publicidade – como eu disse: O marketing desempenha um papel importante no branding. Acima de tudo, o posicionamento de uma marca no mercado é feito principalmente por meio de campanhas publicitárias e de RP.

Como você usa a marca para manutenção da marca?

Com a ajuda de medidas de marketing, os valores da marca são continuamente comunicados ao mundo exterior. Se uma marca pretende sofrer um relançamento de marca no decurso das mudanças de mercado , é importante que o redesenho garanta que o reconhecimento da marca e a sua essência sejam retidos em qualquer caso. É importante que uma empresa esteja sempre de olho no mercado, no desenvolvimento de tendências e no comportamento de compra para poder responder prontamente às mudanças do seu público- alvo .

Quando uma empresa aplica a marca com sucesso, a marca se beneficia principalmente do fato de os clientes anunciarem, se identificarem e promoverem a marca.

Trabalhe com especialistas em sua marca

Se você deseja fazer branding, deve trabalhar com especialistas em posicionamento e desenvolvimento de marcas! Isso evitará que você perca tempo e dinheiro apostando no cavalo errado, não encontre o público ideal ou fique atolado em marketing .

A importância da marca

Para trazer a existência e a promessa de uma marca para a cabeça das pessoas, era necessária uma propaganda ampla e quase penetrante. Você provavelmente também se lembra das noites de televisão com a família que eram regularmente interrompidas por comerciais. Este é mais branco, aquele é mais saboroso e oferece a melhor qualidade: Você enfiou na cabeça até acreditar. Esse tipo de push marketing devora grandes somas de dinheiro em publicidade. Por esta razão, muitos freelancers acreditam que você sempre precisa de um grande orçamento para branding e que, portanto, isso está fora de questão para eles. Isso não é verdade, porém, porque a publicidade mudou.

Como uma pequena empresa pode construir uma marca?

Enquanto os peixes pequenos costumavam ficar em desvantagem, agora têm algumas vantagens sobre as grandes marcas, por isso vale a pena procurar um nicho. Nessas áreas, os mais pequenos estão “um passo à frente”:

  1. Marcas pequenas podem reagir muito rapidamente às necessidades de seus clientes, pois não é necessário muito tempo entre a decisão e a implementação. Já as grandes marcas são pesadas, as decisões passam por vários departamentos e demoram muito.
  2. O marketing push já teve seu dia em muitas áreas, o marketing pull está na ordem do dia. Isso significa identificar uma necessidade do cliente e reagir a ela de maneira direcionada. Você se posiciona como um especialista ao fornecer informações e soluções relevantes. Por meio de medidas como SEO e outras formas de marketing online, o cliente encontra-se então no provedor – na marca que fornece a solução para seus problemas.
  3. Não é mais necessário despertar nos clientes uma necessidade, o que consome muito mais tempo do que satisfazer as necessidades existentes. A observação do respetivo segmento de mercado e as consequentes discussões em fóruns, no Twitter e noutras redes sociais permitem um aprofundamento que antes era negado.
  4. Falando em mídia social: hoje, os clientes geralmente desejam uma experiência multicanal. Os provedores devem estar disponíveis, de preferência 24 horas por dia, é claro. Proprietários individuais não podem oferecer isso, mas podem simular com a ajuda de bots. Mas o que eles deveriam ser absolutamente capazes de fazer é se comunicar com autenticidade. É aqui que muitas vezes os grandes jogadores ficam presos, mas hoje é essencial responder de forma rápida e adequada aos comentários, dúvidas e críticas nas redes sociais.
  5. As grandes empresas precisam cobrir segmentos mais amplos do mercado para poder operar economicamente. Marcas pequenas podem usar os nichos restantes para se posicionar como especialistas. Isso lhes dá flexibilidade.

Branding é muito mais do que um visual

A visão

Quando se trata de branding, muitos freelancers pensam primeiro em um logotipo, cores, fontes correspondentes, em suma: uma aparência corporativa. No entanto, isso significa atrelar o cavalo por trás. O que você precisa primeiro é uma visão . Uma visão é o objetivo geral da empresa e pode ser elevada, portanto, “com a cabeça nas estrelas”. Enquanto ainda estava sentado na garagem, Bill Gates teve a visão de que haveria um computador Windows em cada estação de trabalho e mesa. A visão é um ideal e, portanto, nunca 100% atingível. Mesmo assim, computadores com software Microsoft são usados ​​em todo o mundo.

O benefício para o cliente

Seu posicionamento gira em torno do benefício do cliente, que deve sempre ser o foco de suas considerações e decisões. Um benefício não é apenas a solução para um problema específico ou a eliminação do medo ou da dor, mas também uma emoção agradável associada a um incêndio. Se sempre conseguiu cumprir a sua promessa para com o cliente, esta será automaticamente associada ao benefício ou à emoção agradável, o que torna mais fácil para si reter clientes.

A identidade corporativa

A identidade da sua marca é sublinhada pelo seu look e pelas cores escolhidas, mas não é isso. Em vez disso, a identidade de sua empresa e de sua marca é criada por meio de suas decisões, que são determinadas por seus valores e padrões. É de fundamental importância cumprir as promessas feitas aos seus clientes e manter o profissionalismo sempre.

Conclusão:

Mesmo que construir uma marca seja uma medida de médio prazo e não possa ser quebrada na altura dos joelhos, esta é a única forma de se posicionar de forma ideal a longo prazo, não tendo mais que conquistar cada cliente individualmente e evitar discussões de preços. Se você comunicar os benefícios para o cliente de forma clara e precisa, eles não pagam mais pelo seu desempenho, mas pelos benefícios que obtêm da sua marca.

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